pet friendly

Conheça estabelecimentos comerciais que permitem entrada de animais em Santa Maria

Da Redação*

Foto: Charles Guerra (Diário)
HAPPY HOUR: Leonardo aproveita espaço pet friendly em bar para curtir o fim de tarde com Angus, seu cão de estimação

E se, por acaso, aquela fome bater durante o passeio com o pet? Seria mesmo preciso voltar para casa? Foi para acolher clientes e seus animais de estimação que empreendedores de todo o mundo começaram a dedicar, ao menos, um pedacinho dos estabelecimentos comerciais para o convívio de pets e tutores. Esses espaços ou serviços garantem, às lojas, a nomenclatura pet friendly (amigáveis aos mascotes, em português).

As informações sobre os investimentos na área também são escassas em nível nacional. Em Santa Maria, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas) e a Associação de Hoteis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTurr) dizem que, apesar de não existir um mapeamento do número de lojas pet friendly, a maior parte dos empreendimentos da cidade já teria adotado a iniciativa e aberto as portas para a bicharada.

Aplicativos permitem a tutores acompanharem ao vivo o tratamento de seus pets

NA CIDADE

O bar Cusco Baio apostou, desde a fundação, em uma área pet friendly. O deck do estabelecimento está sempre à disposição de tutores que queiram comer e beber com a companhia dos pets. Um dos clientes do empreendimento é o estudante Leonardo Rodrigues, 29 anos, que gosta de frequentar o espaço com o cachorro Angus:

- Sempre que possível, eu e minha namorada levamos o Angus para nos acompanhar em passeios, ainda que sejam poucos os estabelecimentos que aceitam animais. Como ele é um cachorro de porte grande, não podemos entrar com ele em shoppings por exemplo. Por isso, o Cusco Baio tem sido nossa opção de estabelecimento. É sempre bom podermos interagir mais com os pets, além de ser agradável sair da rotina. Trocar o mate por um chope de vez em quando é algo muito bem-vindo - conta.

Petiscos podem ser incluídos na alimentação de pets?

SHOPPING

Único shopping center pet friendly, o Praça Nova só aceita a presença de cães no interior mediante cumprimento de um regulamento. Entre as medidas, o pet deve ser de pequeno a médio porte, ter, no máximo, 60cm de altura, ou pesar até 25 quilos. Além disso, eles devem estar com vacinas em dia, presos na coleira e, em caso do bichinho evacuar, será necessário coletar o resíduo com uma sacolinha distribuída na entrada do hall.

PRECAUÇÃO

Segundo a veterinária Letícia Adamy, não há com o que os apaixonados por pets se preocuparem. A profissional diz que a principal preocupação de fazer pets compartilharem o mesmo espaço diz respeito às vacinas e aos vermífugos tomados. Se o bichinho já tomou todas as doses, ele está liberado:

Especialistas dão dicas de como evitar as pulgas e carrapatos do seu pet

- O ideal, quando levar os animais nesses estabelecimentos, é apenas se certificar que eles estão com anti-pulgas e carrapatos em dia.

PET FRIENDLY 

O Diário preparou uma lista com alguns endereços da cidade que são pet friendly, ou seja, que aceitam pets no interior ou que têm um local onde tutores podem consumir acompanhados dos bichinhos. Se o seu estabelecimento também é pet friendly, entre em contato com a gente pelo (55) 3213-7123. Confira, abaixo:

  • Centro Comercial Camobi - Avenida Prefeito Evandro Behr 7.056, Bairro Camobi
  • Cosmopolita Coffeehouse - Avenida Nossa Senhora das Dores, 260
  • Cusco Baio - Rua Conrado Hofman, 346, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
  • Quitanda Com Mais - Rua Coronel Niederauer, 913, loja 101, Bairro Centro
  • Shopping Praça Nova (mediante cumprimento do regulamento) - BR287, 2.885, Bairro Urlândia

*Colaborou Lorenzo Seixas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dieta de carnes, frutas e vegetais ajudam pets obesos a perderem peso Anterior

Dieta de carnes, frutas e vegetais ajudam pets obesos a perderem peso

Aplicativos permitem a tutores acompanharem ao vivo o tratamento de seus pets Próximo

Aplicativos permitem a tutores acompanharem ao vivo o tratamento de seus pets